quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Uma análise dos jogos GCompris do Linux



Hoje levei as crianças para a informática da escola e antes disso resolvi testar alguns jogos do GCompris. Então selecionei alguns que achei interessantes para postar.

Jogos GCompris: como jogar e comentários

Ícone: Vaca
    • Prática de leitura na vertical (segundo ícone): Uma palavra é mostrada num quadro acima e à direita. Várias palavras irão aparecer e desaparecer à esquerda. A criança deverá dizer se a palavra mostrada está entre elas. Ponto positivo: Muito bom para treinar leitura, reconhecimento de palavras e atenção. Ponto negativo: a cor da palavra a ser encontrada é de difícil visualização. Sugestão: que tivesse a opção em letra caixa alta.
    • Prática de leitura (quarto ícone): Associar figura à palavra. Uma figura aparece no quadro direito e três palavras do lado esquerdo. A criança deve escolher a palavra correspondente. Ponto Positivo: bem interessante para crianças que estão aprendendo a ler. Ponto Negativo: poucas figuras (apenas 12) e não há mudança de níveis. Sugestão: opção em letra caixa alta e palavras que iniciem com a mesma letra ou sílaba.
    • Nome da imagem (último ícone): Arrastar cada imagem da caixa vertical à esquerda até seu nome à direita. Ponto Positivo: muito bom para leitura e ampliação de vocabulário. Sugestão: opção em caixa alta.

Ícone: Panda:
    • O quebra-cabeça tangram (primeiro ícone): Tangram (Chinês: literalmente "sete tábuas da sabedoria") é um quebra-cabeça chinês. O objetivo é montar os desenhos mostrados do lado esquerdo com as peças do lado direito. Pontos positivos: aprimora o uso do mouse, tem muitas opções de figuras, o manejo e rotação das peças é simples e dá para escolher as figuras sem passar por níveis.
    • Super inteligência (terceiro ícone): Na verdade selecionei esse jogo por não ter conseguido jogar lendo o manual que diz que é para encontrar os objetos que o Tux esconde, clicando nos objetos. Mas, não há objetos e nada acontece ao clicar. Na verdade é para organizar as cores em alguma sequência só que não é o que diz no manual. Parece que o manual é de outro jogo. Alguém me explica!!??
    • Construa o mesmo modelo (quarto ícone): deve-se mover os itens na moldura inferior à esquerda desviando dos objetos já colocados, para copiar sua posição do modelo no canto superior direito. Pontos positivos: trabalha coordenação motora, percepção espacial, atenção, uso do mouse, vai ficando mais difícil e é bem simples de entender.
    • Torre de Hanói Simplificada (quinto ícone): arrastar e soltar as peças superiores de um pino para outro, para reproduzir a torre da direita no espaço vazio à esquerda. Ponto positivo: os níveis de dificuldade vão aumentando, desenvolve coordenação, percepção visual e espacial, atenção e estratégias.

Ícone: Pinguim
    • Melodia: (ícone da orelha) escutar a sequência de sons e repeti-la clicando nos elementos. Você pode escutá-la novamente clicando no botão de repetir. Muito bom para treinar atenção e audição. Ponto negativo, na verdade não é do jogo, mas de que nem todas as salas de informática possuem fones para que se possa ouvir e sem isso, o jogo é inútil.
    • Repetir o mosaico (primeiro ícone): simples e autoexplicativo. Os níveis de dificuldade vão aumentando. Trabalha atenção, sequencia lógica, cores.
    • Ferrovia (segundo ícone do elefantinho): jogo da memória baseado em trens. Um trem vai passando e depois aparecem vários tipos de locomotivas e vagões que devem ser escolhidos para repetir o modelo que passou. O jogo é bom e deixa principalmente os meninos bem interessados por se tratar de trem. E se você não conseguir de primeira pode ver novamente e/ou escolher outro.

Ícone Urso
    • Seu editor de texto (ícone do caderno): Nesse editor de textos você pode digitar o que desejar, salvar e trazer de volta mais tarde. Você pode acrescentar algum estilo ao seu texto usando os botões à esquerda. Os primeiros 4 botões lhe permitem selecionar o estilo da linha onde está o seu cursor. Os outros 2 botões, com múltiplas escolhas, lhe permitem selecionar a partir de um documento pré-definido e um tema de cor.
    • Converse com seus amigos (último ícone): Essa atividade de bate-papo funciona somente com outros usuários do GCompris na sua rede local, não na Internet. Para usá-la, basta digitar sua mensagem e apertar Enter. Sua mensagem será enviada para toda a rede local e qualquer computador com o GCompris aberto na atividade de bate-papo irá recebê-la e exibi-la. Essa atividade é um bom treino para que a criança vá depois para bate-papos on line e também para treinar a escrita.
    • Lança o Tux Paint (segundo ícone): atividade parecida com o Word Paint do Windows, é muito bom porque as crianças podem criar à vontade e o uso é simples.

Ícone Ovelha

    • Números com pares de dados (primeiro ícone): os dados caem da tela e deve-se somar os pontos e digitar o resultado dentro do tempo limite. Ponto positivo: desenvolve habilidades de contagem e cálculo mental. Ponto negativo: O que o cenário tem haver com jogo!!!??
    • Dinheiro (terceiro ícone): Trabalha a combinação de notas e moedas para chegar no valor dos objetos mostrados. Nos níveis superiores, diversos itens são exibidos e você deve, primeiro, calcular o preço total. Ponto Negativo: as moedas não correspondem ao real e isso precisa ser explicado às crianças antes do jogo.
    • Adivinhar um número (ícone do helicóptero): As instruções iniciais lhe fornecem o valor máximo do número a ser encontrado (até 1000 conforme avança-se de nível). Digita-se um número na caixa situada no alto da tela, à direita. O Tux lhe dirá se você acertou o número ou se ele é maior ou menor do que o indicado. Caso não tenha acertado, tente novamente. A distância que o helicóptero se encontra da saída da caverna representa a diferença entre o número que você digitou e o valor correto. Quanto mais próximo da entrada, mais perto você está do resultado. Além disso, se o helicóptero estiver acima ou abaixo da saída, indica que o número está acima ou abaixo do valor correto. O jogo é muito bom. A criança precisa conhecer os numerais e a sequencia, maior e menor. Bastante recomendável!

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