segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O computador vai substituir o professor?

O computador vai substituir o professor? 
            Talvez isso possa acontecer sim no futuro. Mas em um futuro distante. No presente e no futuro próximo os professores devem ter o computador e toda a tecnologia a seu favor. Professores que relutam em usar a tecnologia podem sim ficar - e talvez em algumas regiões já estejam-  ultrapassados.
            Não dá para ficar temendo ou lutando contra a realidade atual e numa incansável obstinação em continuar no método tradicional de quadro e giz porque “deu certo comigo”, é preciso evoluir, cada época tem suas vantagens e desvantagens e temos que tirar proveito do que a era  tecnológica pode nos proporcionar. O computador, assim como outras mídias,  deve ser usado como aliado para aulas mais dinâmicas e mais atraentes.
            Além dos recursos que podem ser explorados nos computadores, Internet nos conecta ao mundo e conseguir com que os alunos entendam um assunto fica até mais fácil, e também facilita a vida do professor, na hora de se atualizar e preparar suas aulas.
            Existe uma pesquisa indicando que quando a informação é passada através de uma mídia apenas - por exemplo, através da televisão -, a pessoa consegue absorver 40% da ideia transmitida. No computador, esse índice chega a 90%, por que a pessoa está interagindo com a informação.
         O computador tem ponto positivo na educação, porque até então o conceito de ensino era o professor despejar o conhecimento e o aluno aprender passivamente. Agora, quando o aluno tem a postura de buscar a informação que deseja, o aprendizado é muito facilitado, pois o aluno está motivado para aprender e tem mais a dizer.


            

Nenhum comentário:

Postar um comentário